Trilhando o caminho dos sonhos

domingo, 16 de outubro de 2016

Tímida, estudiosa, criativa, inteligente, faminta por doces do tipo que se reúne com amigas para devorar uma panela de brigadeiro, arquiteta por formação, corajosa, sonhadora e dedicada, todas essas características servem para descrever Isadora Amorim, mas um predicado parece causar o efeito maior: o título de Miss. A imperatrizense, que viveu na cidade a maior parte da sua vida, aparentemente pode causar a impressão de ser uma garota que teve apenas muita sorte, mas não é bem assim. Todo o êxito é resultado de muita disciplina e o sucesso atual não foi de graça. Teve trabalho árduo, muito estudo e compromisso com cada oportunidade conquistada.

Mais que apenas um rostinho bonito e bem expressivo, modelo e Miss Maranhão 2015 Isadora Amorim é um exemplo de mulher batalhadora que vai atrás do que quer e não desiste diante das dificuldades. Ela sabe que a recompensa para quem não desiste dos sonhos almejados é sempre maior do que os desafios trilhados. Abaixo, você confere uma entrevista exclusiva e descontraída com a Miss Maranhão, que está alçando vôos cada vez mais altos e serve de inspiração para quem quer tiras boas selfies, ou precisa de uma dose extra de determinação, ou coragem para sair da zona de conforto e arriscar vivenciar um sonho, seja ele nas passarelas ou na vida real (nada glamourosa) .

Isa em ensaio fotográfico, feliz da vida, por estar finalmente realizando seu sonho, de ser modelo profissional. Foto: Acervo pessoal





































Imperosa: Como está sendo a rotina de modelo?
Isadora Amorim: Está ótima! Vai muito bem, graças a Deus. Estou trabalhando bastante. Ontem, acabei dormindo, porque tinha fotos para fazer hoje cedo... (A entrevistada teve que ir dormir mais cedo, por isso não pode responder parte da entrevista em tempo real.)

Imperosa: É bem corrido, né? Como você consegue se disciplinar para fazer tudo certinho e cumprir toda uma agenda?
Isadora Amorim: Tem dias bem puxados. Geralmente, o pessoal da agência manda o endereço e os horários dos testes um dia ou 2 dias antes. Então, de noite eu já me programo para ver qual melhor horário para ir e qual teste é melhor ir primeiro. Nesses dias de teste, eu tento treinar mais pesado, porque quando tem trabalho eu chego tão cansada das fotos, que só consigo fazer uma esteira aqui na academia do prédio, deitar para ler alguma coisa ou assistir seriado.

Imperosa: Nossa, o ritmo é bem puxado, rs. Como você cuida da alimentação nessa correria toda?
Isadora Amorim: Ultimamente, não tenho cuidado muito. Mas quando estou inspirada costumo levar a comida da dieta e um lanchinho. De vez em quando rola muitooo doce! Sou uma verdadeira formiga! Passei a vida inteira fazendo brigadeiro com minhas amigas. Nossas reuniões eram sempre cheias de doces, rsrs. Ano passado sofri muito para tirar o açúcar antes do concurso. Mas fez muita diferença no corpo.

Imperosa: E como foi a preparação para o Miss Brasil ?
Isadora Amorim: O meu foco maior foi em perder peso, pois voltei do intercambio com alguns quilos a mais. Então, eu tive 2 meses para perder bastante pro Miss Ma. Então, depois dessa etapa eu continuei focando no corpo para tentar secar e definir. Além das aulas de passarela, assisti também a muitos vídeos de concursos anteriores. Principalmente os de Miss Universo, pois isso ajudou bastante eu ver a postura delas.

Imperosa: Durante o evento do Miss Brasil você teve uma apresentação marcante. Como manteve sua personalidade mesmo se inspirando nas misses anteriores?
Isadora Amorim: É que aquela lá no palco é a Isadora por completo! Quando quero muito uma coisa, vou com tudo. Sou muito intensa, na verdade nem cheguei a ensaiar muito o que queria fazer nem nada. Mas na hora que pisei o pé no palco, soltei todo o meu lado extrovertido. Queria muito aquele titulo, então entrei com tudo.

Imperosa: Você sempre sonhou em ser Miss ou foi algo que aconteceu mesmo sem ter planos a respeito?
Isadora Amorim: Eu sempre assisti aos concursos com minha mãe, amava. Eu assistia todos os anos, porém nunca pensei em ser miss, nunca nem pensei em como fazia para participar. Mas o convite surgiu em um momento muito bom, então eu achei que seria ótimo. Mas não era algo que eu sonhava, não. Apenas gostava do concurso, sou muito mais para o lado fashion, carreira de modelo. Foi muito bom participar, mas hoje não tenho mais nem contato com esse mundo.

Imperosa: O mundo da moda é associado muitas vezes a um universo de futilidade. As mulheres, por sua vez, são enquadradas num estereótipo machista de que “mulheres bonitas não são inteligentes”, etc. Você sofreu algum tipo de preconceito por causa disso?
Isadora Amorim: Sinceramente, não senti diretamente comigo. Mas isso existe sim. Infelizmente, ainda tem muito preconceito, ainda mais no mundo dos concursos de beleza.

Imperosa: Como foi  a experiência de ser uma imperatrizense representando o estado todo em um concurso da magnitude do Miss Brasil?
Isadora Amorim: Foi uma honra. Eu recebi muito carinho de muita gente de Imperatriz e também de outras cidades do estado. E de fato eu me esforcei ao máximo para que nós fossemos vistos durante o concurso; para mostrar que no Maranhão tem muita gente guerreira, que sabe o que quer , que vai atrás dos sonhos e de conquistar grandes coisas.

Imperosa: Você se formou em arquitetura, entretanto está exercendo a profissão de modelo. Teve algum conflito para mudar de carreira?
Isadora Amorim: Eu acabei não exercendo a profissão de arquiteta porque o concurso acabou sendo logo depois da formatura, então acabou sendo muito corrido. Não teve conflito. Eu precisava trabalhar como modelo, estudar teatro, porque era algo que eu tinha muito forte dentro de mim. Então, eu quis aproveitar esse momento. Talvez, quem sabe no futuro, eu volte para arquitetura.

Imperosa: Em uma época onde o feminismo tem ganhado voz, você participou do Miss Brasil, um concurso que gera discussões sobre padrões exigentes de beleza. Como você lidou com isso?
Isadora Amorim: Eu amoooo o mundo da moda, porém sou mega desprendida de padrões de beleza hoje em dia, viu?! E lá fora também é assim. Agora, por exemplo,
tem meninas mais baixas e cheinhas que estão fazendo sucesso nas passarelas internacionais.

Imperosa: Muito se fala em representatividade feminina. Você acha que esse “desprendimento” de padrões é um reflexo disso? Diferentemente de algumas temporadas atrás, onde a beleza parecia homogeneizada e padronizada, agora vemos modelos de vários tipos, seja elas plus size, lisa, cacheda, loira ou negra.
Isadora Amorim: Sim, o padrão de beleza era muito rígido, ainda mais no mundo da moda. Hoje em dia, vem mudando, um exemplo é a Gigi Hadid, que antes era “taxada” como cheinha por causa das suas curvas e hoje em dia é uma das modelos mais influentes. A irmã dela também, com apenas 1,74m ela desfilou para várias marcas de renome esse ano, sendo que essa altura até então era considerada baixa para modelo. Então, graças a Deus, eu vejo que o mercado está muito aberto e que tem cada vez mais espaço para todas.  
Imperosa: O que é ser uma mulher bonita?
Isadora Amorim: É uma mulher que passa segurança, que tem auto estima e confia em si. Que sorri.

Imperosa: Quando a Isadora se sente segura?
Isadora Amorim: Acho que quando estou vestida de forma confortável, de preferência quando eu mesma fiz meu cabelo e make.

Imperosa: Que legal... Então, você saber fazer sua própria maquiagem. Quais seus truques de beleza e os itens indispensáveis?
Isadora Amorim: Eu não gosto de make muito pesada. O que sempre uso é sombra marrom, delineador e bastante mascara. Também gosto da pele bem iluminada.

Imperosa: Para finalizar... Isa, você é bastante conectada nas redes socais, no instagram – em especial –, suas fotos fazem bastante sucesso. Qual o seu segredo para arrasar na selfie?
Isadora Amorim: (risos) Não sei ao certo. Mas... sendo você mesmo já é metade do caminho andado, nada pior que entrar no insta de alguém e a pessoa ser totalmente diferente pessoalmente. Mas sou total a favor de usar filtros para valorizar as fotos.
Deixa o insta tão lindo, principalmente quando a maioria das fotos segue um "padrão". (risos)



Nenhum comentário

Postar um comentário

 
Desenvolvido por Michelly Melo + Rebeca Jeniffer.