Protegida o ano inteiro

sexta-feira, 14 de outubro de 2016
O uso do filtro solar é indispensável  para manter a saúde e beleza da pele. Foto: Pinterest

Quase todas as pessoas se preocupam em utilizar protetor solar quando vão à praia ou aproveitar um dia de sol na beira da piscina, ou, pelo menos, deveriam. Entretanto, o que muitas não se atentam é que o cuidado deve ser diário, até mesmo quando a exposição não é direta, pois a incidência de raios ultravioletas (UV) é constante, independente da estação ou temperatura do dia.

Apesar da incidência do sol ser elementar para o desenvolvimento da vida na Terra, contribuindo, inclusive, para fortificar nossos ossos, a partir da síntese de vitamina D, é necessário usar sempre proteção e ter moderação ao se expor, principalmente nos horários em que a interferência solar é extrema, isto é, no período entre 12:00hs e 16:00hs.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia alerta sobre as conseqüências da falta do uso de proteção, pois os raios solares podem causar além de bronzeamento descuidado, da vermelhidão e das queimaduras, o surgimento de sardas, pintas, manchas, rugas e, em casos mais graves, do câncer, até mesmo em lugares frios e sem sol aparente.

Em Imperatriz, o cuidado deve ser redobrado, pois a cidade está situada numa região onde os termômetros sempre atingem altas temperaturas, o que é um agravante para a pele, já que há maior incidência de raios tipos UVB, comuns no período verão. Esse tipo de radiação, apesar de penetrar apenas superficialmente na pele, são nocivos, porque provocam queimaduras, ao contrário dos UVA que penetram profundamente e são constantes em todas as épocas do ano, independente de verão ou inverno, sendo responsáveis pelo bronzeamento da pele. Todavia, ainda que alguns tipos de radiação solar sejam mais severos que os outros, todos são prejudicais, e a freqüência de exposição a eles, sem proteção adequada, possuem efeitos cumulativos, que em longo prazo, causam envelhecimento precoce e contribuem para o surgimento de diversos tipos de câncer na pele.


Para a dermatologista Paula Bretas, todas as peles necessitam de proteção solar, desde as mais claras e sensíveis até as mais escuras e resistentes, pois todas sofrem alterações em contato com raios solares. “Todo mundo deve usar protetor diariamente e reaplicar ao longo do dia, pois com o tempo o produto vai perdendo a eficácia.”, adverte Paula. A médica também esclarece que quanto mais clara for à pele, maior deve ser o fator de proteção solar presente no produto: “As mais clarinhas devem ter atenção redobrada. O fps 50 é o mais indicado, já as morenas podem usar o fps 30.” Explica.

O blog acredita que o cuidado é manifestação de amor – próprio, por isso cuide bem da sua pele para prevenir problemas futuros e reparar os danos já existentes. Abaixo, segue vídeo sobre os efeitos do sol na e como o filtro solar age na pele, você não vai querer sair de casa sem passar uma dose generosa do produto depois de assistir vídeo completo.






Nenhum comentário

Postar um comentário

 
Desenvolvido por Michelly Melo + Rebeca Jeniffer.