Boas de luta - Mulheres se destacam nas artes marciais

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Se antes os ringues eram ocupados exclusivamente por homens, agora as mulheres também roubam a cena na prática de esportes de luta. De origem milenar, as artes marciais, são caracterizadas por um conjunto de técnicas estruturadas. Praticamente baseadas na habilidade de defesa e nunca de ataque, o que a diferencia de atividades de cunho violento.

Em Imperatriz, a modalidade de artes marciais vem sendo ensinadas e praticadas em algumas academias da cidade, quebrando aquele paradigma de que mulheres devem se ater a atividades mais brandas, a novidade é o aumento da participação do público feminino nessas aulas, que além de preparar-las fisicamente ainda contribui para o desenvolvimento de habilidades pessoais, tais como disciplina, concentração, autoconhecimento e resiliência.

Apesar de homens terem a tendência de terem mais força que as mulheres, biologicamente falando, as mulheres se destacam pela sua destreza, equilíbrio, sensibilidade e determinação no tatame. O ambiente, antes de exclusividade masculina, é um convite para elas romperem preconceitos, canalizar emoções, liberar adrenalina acumulada, praticar o autocontrole necessário para executar alguns golpes, se empoderarem-se, e, de bônus ainda queimar calorias dando um verdadeiro nocaute nas gordurinhas indesejadas.

Para a maranhense Monique Aquad, 24 anos lutadora na categoria profissional de Artes Marciais Mistas (MMA), a modalidade tem benefícios ainda mais vantajosos, pois em meio as dificuldades, ela encontrou no esporte sua autonomia e realização pessoal, pois ela ganha dinheiro se dedicando ao esporte que tanto ama. “Eu luto por amor, amo o que eu faço e hoje sobrevivo da luta”. Mas nem sempre foi assim, a atleta relembra que antes teve uma dura jornada até conseguir chegar ao nível atual. “No inicio sempre há resistência das pessoas, embora minha família tenha apoiado, não foi fácil. É difícil conseguir viver só de esportes, mas graças a Deus, hoje tenho meus patrocinadores.” Revela, ela, que já acumula prêmios, medalhas e troféus, inclusive internacionais.

E ai? O que você acha dessa modalidade esportiva? Tem curiosidade em participar? O Blog Imperosa listou 5 motivos para você que já cansou das atividades convencionais realizadas na academia, experimentarem uma aula de arte marcial. A boa noticia é que as principais academias e escolas de esportes da cidade oferecem a 1° aula gratuitamente.

Nenhum comentário

Postar um comentário

 
Desenvolvido por Michelly Melo + Rebeca Jeniffer.