Uma viagem com a cobradora de ônibus que é uma “miss simpatia”

sexta-feira, 5 de maio de 2017
Para quem está acostumado a pegar ônibus diariamente ou até mesmo esporadicamente, é no mínimo uma surpresa se deparar com uma cobradora ao passar pela roleta, uma vez que a maioria de profissionais que ocupa esse cargo é de homens. Porém, de vez em quando, esse pode ser um cenário possível: uma pessoa mais simpática, maquiada e educada, que recebe o pagamento das passagens, passa o troco e atende os passageiros. Em um dos ônibus da frota que faz o trajeto Imperatriz - João Lisboa, encontramos Keiliane Oliveira, cobradora sorridente, cortês, boa de conta e de uma agilidade incomum para entregar o troco e contar moedas.


A cobradora Keliane toda sorridente atendendo os passageiros. 

Olhando, parece menos, mas ela tem 26 anos e já exerce tal profissão há mais de 1 ano. Quase no fim da viagem, quando finalmente os passageiros já estão todos acomodados e o ônibus segue para seu destino final, aproximei-me e questionei como ela começou trabalhar nesse oficio. Ela explicou que não foi uma escolha programada, foi por necessidade. “Estava precisando de um emprego, meu irmão me contou que a empresa estava à procura de alguém para trabalhar nessa área, aí eu fui atrás e consegui”, relembra Keiliane.
A  passageira é cativada pela simpatia de keliane, que recebe os passageiros com  uma felicitação

Com um carisma ímpar e um sorriso largo que geralmente está pintado por uma cor diferente de batom, Keiliane inspira leveza, até para falar de assuntos sérios, que permeiam diariamente seu trabalho, tais como preconceito e assédio. “Diretamente não acho que tenha sofrido preconceito pelos meus colegas. Sempre fui legal com eles e vice-versa”. Mas sobre o assédio dentro do ônibus, embora o sorriso continue ali, o olhar fica mais sério e ela declara: “Sempre tem uns engraçadinhos sem noção, fazem piadinhas, cantadas, mas eu desconverso e procuro levar na esportiva”.

A cobradora que inicia seu trabalho a partir das 6h30 da manhã, aprendeu a ter serenidade para lidar com a adversidade, sempre com bom humor, do início ao fim do expediente, que termina por volta das 22h. Trabalha com dedicação e alegria. Parece que nada abala seu estado de espírito, nem mesmo os engraçadinhos sem noção, como a mesma citou anteriormente. Ela se mantém firme, com um sorriso alegre e uma felicitação sincera, seja de bom dia ou boa noite. Além de maquiagem e penteado intactos. Inspiração de profissionalismo e bom humor, até mesmo diante das situações constrangedoras e pessoas rudes.

1 Comentário

 
Desenvolvido por Michelly Melo + Rebeca Jeniffer.